ERGUE A TOCHA NO ALTO DA GLÓRIA NEGROS DE ATIVEZ
Aconteceu no primeiro final de semana do mês de julho deste ano, o grandioso encontro USAN-ANAN, evento no qual todos que participaram puderam colher um pouco uns dos outros, parafraseando o pensador. “Cada pessoa que passa pela nossa vida é única. Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós. Há os que levaram muito, mas há os que não deixaram nada. Essa é a prova evidente de que duas almas não se encontram por casualidade.
A verdade é que ninguém passa por nossa vida em vão. A diferença é que algumas pessoas são possibilidades de felicidade, outras de lições.”
E nesse enredo tivemos, não só a possibilidade, de ouvir palestras, e testemunhos de vida, pudemos conhecer e vivenciar a historia de nossos ancestrais, e não menos importante, tivemos o maior e mais sacro santo privilégio, falo da felicidade do abraço e de estar em comunhão com os irmãos, partilhando os mesmos ideais de uma sociedade justa e igualitária num dia tão grande como foi e ainda perdura em nossos corações, este glorioso sábado de inverno! Sim o dia dois de julho de dois mil e vinte dois, merece uma palavra forte e vibrante, certamente estará gravado nas paginas da historia, paginas essas imortais.
Em verdade vos digo, queridos irmãos meus, o tema deste singelo artigo remete ao nosso emblemático hino da negritude. “Ergue a tocha no alto da glória. Quem, herói, nos combates, se fez. Pois que as páginas da História São galardões aos negros de altivez.”
Nesse sábado de tamanha magnificência, homens e mulheres negras, de vários credos e denominações, ergueram a tocha, e uniram-se com a intenção maior de desbravar o árduo caminho da igualdade liberdade e fraternidade. Todos unidos por um só ideal, em um só coração e sentimento.
Não resta duvida que esse primeiro USAN-ANAN, é o crepitar de uma pequena chama que se alastra e que em breve será um grande incêndio de luta esperança e vitória em face de todas as mazelas que afligem nosso povo.
Sem duvidas fomos ousados e nossos esforços chancelam as lutas dos corajosos negros e negras de altivez ( nossos ancestrais) e serão galardões que permaneceram geração após geração.
Sobre o autor:
Ricardo Dias
Advogado, Jornalista, Licenciado em Filosofia e Sociologia.
Presidente da CIR Subseção SJC 2019/2021. Membro Compir SJC 2018/2021. Membro da ANAN 2019 até presente momento. Membro da Comissão de Mapeamento e Monitoramento da Advocacia Negra ANAN