I Simpósio da Psicologia Preta
Inscrições abertas para o I Simpósio de Psicologia Preta do Clã da Negritude
O maior evento de psicólogos negros do Brasil acontece de 25 a 27 de agosto. Experts de todo o país debatem, entre outros recortes, a saúde mental, racismo e sistema de Justiça e as implicações sociais da psicologia negra. Gratuito, via YouTube. Confira programação completa
Estão abertas as inscrições para o I Simpósio de Psicologia Preta do Clã da Negritude. O maior evento de psicólogos negros do Brasil acontece entre os dias 25 e 27 de agosto, via Zoom.
No evento gratuito, o Clã da Negritude – que, desde 2012 oferta atendimento psicológico a um valor social ou gratuito à sociedade – conta com a parceria da Associação Nacional da Advocacia Negra – ANAN. Todos os detalhes estão nos portais das instituições. Vale lembrar, que a atividade marca a comemoração do Dia do Psicólogo (no dia 27/08), assim como a sua importância social. “Vimos, em razão da pandemia, inúmeras atividades migrando para o digital e, do mesmo, modo, percebemos a ausência massiva de psicólogos(as) negros(as) nesses espaços. Embora tenhamos denunciado o fato junto à diversas instituições em todo o País, recebemos como retorno a justificativa de que, apesar do esforço, não encontraram psicólogos negros. Pois bem, nós reunimos aqui não um, mas diversos profissionais capacitados para este importante debate”, comenta o presidente das duas instituições, o advogado Estevão Silva.
Na programação, serão debatidos temas, como “Psicologia e Relações Raciais’’, “Descansa Militante”, “Processo de Luto: as silenciosas consequências de perdas não elaboradas”, “psicologia Forense”, “Descolonizando a Psicologia”, “Psicologia, Sistema de Justiça e Relações Raciais”, “Psicanálise e Racismo” e “Antiracismo para Psicólogos(as)”, entre outros. A programação completa pode ser conferida a seguir. Para a coordenadora do projeto Deseclipsando do Clã da Negritude, “Recebemos uma grande procura de especialistas querendo participar. Então, este evento é a oportunidade de dar voz e valorizar esses profissionais de todo o Brasil, que se dedicam à saúde mental, tão negligenciada entre o nosso povo. Todos os participantes estão atentos ao cenário de pandemia, que fez eclodir sérios problemas, fragilizando ainda mais a saúde mental da população negra, já tão abalada pela falta de amparo social para tratar depressão, ansiedade e lutos não elaborados, apenas para citar uma parte desse impacto”, destaca Ana Cláudia Silva.
SOBRE O EVENTO – No 27 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Psicólogo, e nas diversas cidades e instituições do Brasil esses profissionais se unem para discutir a Psicologia e suas implicações sociais. O desafio do I Simpósio de Psicologia Preta é amplificar o debate em torno dessa área, que ainda é bastante elitista, sobretudo porque a branquitude tenta a todo custo apagar a contribuição da população negra, como lembram, em suas obras, Fanon e Virgínia Bicudo. Desse modo, a diretoria do Clã da Negritude juntamente com o Grupo de Psicologia – Desclipsando conseguiu elaborar, em um tempo recorde de três dias, o maior evento de psicólogos negros do Brasil. Rapidamente mobilizamos nossa rede social e, encontramos excelentes experts brasileiros – estudantes, mestres, doutores e pdh negros -, todos(as) empenhados(as) em dar visibilidade e representatividade aos milhares de profissionais negros que atuam nesse segmento. “O nosso primeiro evento foi feito com muito carinho e com a missão de destacar os diversos profissionais, áreas de atuação, avanços e dificuldades, assim como dividir as principais contribuições que da psicologia preta para mundo ao longo do tempo.
INSCRIÇÕES:
https://www.sympla.com.br/i-simposio-da-psicologia-preta__1319863
Programação completa:
DIA 25/08
Abertura: Ana Cláudia /Estevão Silva
10h. Painel: Jaime Silva: Clínica e racismo: o que a psicanálise tem a dizer sobre isso?
11h. Painel: Alisson Ferreira Batista : “O desejo e a singularidade da constituição racial brasileira”Almoço
14h – 15h Painel:: Roda de conversa: Desafios dos psicólogos(as) negros(as).
16h. Painel: Elizabete Santos : A mulher negra e suas Transições
–
20h. Painel: Leonardo ( Tema a definir)
DIA 26/08
10h. Painel: Ana Cláudia Silva e Estevão Silva: Deseclipsando
11h. Painel: Kwame Yonatan: Psicologia e relações raciais-Almoço
14h. Painel: Lea Maria Arruda: A psicoterapia como prevenção na saúde mental de idosos
15h. Painel Raimundo Junior: Processos de Luto: as silenciosas consequências de perdas não elaboradas
16h. Painel: Janaina Nascimento – Me formei, e agora
–
20h. Painel: Manuela Rocha: Descansa, militante!
Dia 27/08
10h. Painel: Eliane Monteiro: “Descolonizando a Psicoligia“
11h. Painel: Alessandra Augusta: Mulheres negras sofrem mais violência Doméstica?-Almoço
14h. Painel: João Américo: Psicanálise e racismo!
15h. Painel: Juliane Martins: A Psicologia Forense
16h. Painel: Ivani Francisco de Oliveira: A importância da psicologia na eliminação do Racismo
–
20h. Painel: Bruno Reis: Antirracismo para Psicologas (os)