10 ANOS DO CLÃ DA NEGRITUDE
Hoje, 05 de novembro de 2022 o Clã da Negritude completa 10 anos. São 10 anos de luta e muitas vitórias, 10 anos de muitas amizades, mas o mais importante são 10 anos de trabalho no combate ao racismo e a discriminação, centenas de vidas que foram transformadas, mulheres e crianças emporadas fruto de trabalho de pessoas anónimas. Nosso maior objetivo não é deixar os nossos nomes da história e sim deixar a nossa marca na vida das pessoas, nisso cumprimos fielmente nosso objetivo.
Ao longo desses anos foram inúmeros os projetos e atividades desenvolvidas, vale citar alguns deles. Atendimentos e acompanhamentos jurídico – PROJETO DA SILVA, nossos atendimentos e acompanhamentos psicológicos – PROJETO DESECLIPSANDO, nossas palestras semanais que leva saberes e conhecimento a centenas de pessoas – PROJETO GRITO DE ALERTA, nosso grupo que vai até às escolas, praças e instituições ensinando jovens e adultos sobre seus direitos fundamentais – PROJETO VOCÊ TEM PASSAGEM.
Também fizemos o primeiro e maior encontro de psicólogos pretos da América Latina , – SIMPÓSIO DA PSICOLOGIA PRETA e tantos outros projetos que são dignos de orgulho do nosso povo preto brasileiro.
Poderíamos passar horas falando dos trabalhos do Clã da Negritude, dos nossos diversos encontros, conversas, discussões e também festas, no entanto o mais importante a ser dito neste momento é, foram 10 anos incríveis, podemos dizer que tudo que fizemos não foi apenas pelos outros e para os outros, foi também por nós, foi também para nos salvar de uma vida medíocre em função de nós mesmos. A conclusão a que chegamos é que ao ajudar os outros nós estamos ajudando a nós mesmos.
Finalizamos fazendo uma singela homenagem ao nosso querido amigo e líder Osmar Teixeira Gaspar, um grande griots que não está mais com a gente no plano físico, mas seguirá eternamente iluminando e orientando o nosso Clã.
A “solidão da mulher negra” era uma pauta muito importante para o Osmar, a “libertação mental, socioeconômica e política”, “negros & pardos”, “movimento negro” eram questões muito caras a ele, nosso Clã seguirá com estas pautas, tornando vivo e declarando grito de guerra para o nosso Clã.
Lembramos também nossos valorosos guias: Jeferson Cellos, Carlos Ed. Mendes, Álvaros Santos, Cintia Rodrigues, Ana Claudia Silva, Camila Sílvino, Marco Antonio (De poesia), prof. Marião, Juliane Martins, Vanda Mendes, Nilton Lima, Camila Carvalho, Edna Ramos- e PEDIMOS PERDÃO AOS COLEGAS QUE POR VENTURA TENHAMOS ESQUECIDOS DE CITAR O NOME.
PARABÉNS A TODOS(AS) DA FAMÍLIA CLÃ DA NEGRITUDE.
Diretoria Executiva:
Clã da Negritude.
Estevão Silva
Parabéns e vida longa ao Clã da Negritude! 🎂🎉🎁🍾🥂🎸🎼🌹📚🎈🎊🎊🎊🎊🎊🎊🎊🎊